Quem Somos
Mais de 65 anos de paixão e visão de negócios.
Em meados de 1970, a Smeg anunciava a chegada das primeiras cooktops e fornos de embutir e dar-se-ia início a parcerias com arquitetos e designers de renome internacional.
Na década de 90, a Smeg acrescentou ainda mais produtos à sua gama, incluindo lava-louças, coifas e refrigeradores coloridos com design dos anos 50. Estes estavam prestes a tornarem-se ícones em todo o mundo.
Tendo consolidado a sua posição no setor dos eletrodomésticos, a Smeg ramificou-se para outras áreas, criando novas divisões profissionais que fabricam produtos para a restauração e instrumentos para as áreas da saúde e medicina. Atualmente, a marca Smeg é gerida pela terceira geração de empresários Bertazzoni, mas ainda mantém a memória das suas origens vivas no seu nome italiano: Smalterie Metallurgiche Emiliane Guastalla, em português, Esmaltaria Metalúrgica Emiliana de Guastalla.
A Smeg foi fundada por Vittorio Bertazzoni, de Guastalla, uma cidade perto de Reggio Emilia, no norte de Itália, e é hoje um dos maiores fabricantes de eletrodomésticos do país. A história empresarial da família Bertazzoni inicia-se por volta do Século XIX. Começando como ferreiros, os Bertazzoni logo se iniciaram na construção de cozinhas. As primeiras cozinhas dos Bertazzoni foram exibidas na Expo Mundial de Milão em 1906.
Na segunda metade da década de 50, a Smeg lançou um dos primeiros fogões a gás com a programação de início automático, uma válvula de segurança do gás e um programador/ temporizador. Em 1963, iniciaram-se as produções das gamas de lavandaria e máquinas de lavar louça e em 1970 s Smeg produziu a primeira máquina de lavar louça do mundo com uma configuração de 60 cm e capacidade para 14 talheres.